A cada dia que passa mais se fala sobre o consumo racional e sustentável de bens naturais, como o gás e a água. Com essa discussão, vem à tona como o uso desses recursos de forma consciente pode trazer benefícios ambientais e também para o bolso dos consumidores.
A questão é que muitas empresas possuem elevados valores com o gasto de água, porém não fazem uma gestão adequada do seu consumo, proporcionando o desperdício do bem. A fim de reparar tudo isso, foram criadas soluções para fazer a gestão da rede hidráulica em tempo real e de forma remota, além da possibilidade de individualização das contas de água nos casos de condomínios, onde o morador paga apenas pelo que consome e tem mais consciência dos seus gastos.
A economia nas contas não é a única vantagem desse método de cobrança. Abaixo, listamos outros benefícios:
– Valorização do imóvel;
– Redução da inadimplência do condomínio;
– Maior segurança com relação às infiltrações e vazamentos;
– Diminuição da taxa condominial com a individualização da conta de gás;
– Sistema à prova de fraudes;
– Contribuição para a preservação do meio ambiente;
– Melhoria da convivência entre os condôminos;
Referência no mercado
Devido à expansão da individualização de água e gás nos últimos anos, muitas empresas ingressaram no setor, entre elas uma que se tornou referência no mercado, a Startup baiana GTI – Green Tech Innovation, que desenvolve e comercializa sistemas de medição remota e de individualização para água, gás e energia.
Entre os serviços oferecidos pela GTI, destaque para as plataformas ‘Meu Prédio Smart’, que é utilizada em condomínios residenciais e comerciais e que consiste na instalação de Sistema de Medição Individualizado totalmente digital e ‘Aqua G’, solução que tem revolucionado o mercado, é a união de hardware, software e dispositivos, e foi criada para atender às expectativas do mercado que tem necessidade de racionalização de consumos, como hospitais, supermercados, hotéis e indústrias.
Desde 2014 oferecendo o melhor serviço, em 2020 a Startup recebeu pela primeira vez um investimento financeiro. “Esse aporte veio de um investidor, que hoje é um dos sócios da GTI. Depois disso, a empresa expandiu seu negócio e, em um período de quatro meses, deixou de atuar apenas na Bahia e entrou em outros 16 estados, abrindo o formato para uma rede de credenciados”, explica Nílzon Spinola, Diretor Comercial da Startup.
Além de Nílzon, completam o quadro da diretoria da GTI, Marco Monteiro (Desenvolvimento de Novas Tecnologias) e Agostinho Netto (Financeiro). Um grande diferencial criado por eles é o GTI Lab, um núcleo cérebro da empresa formado por uma equipe multiprofissional, que trabalha focada no desenvolvimento e no objetivo de oferecer o melhor serviço. E tem surtido efeito, no currículo da Startup já são mais de 300 milhões de litros de água economizados, o que representa R$ 20 milhões de reais em economia.
Única credenciada pela Bahiagás – Companhia de gás da Bahia, para realizar o serviço de medição remota, a startup GTI possui também outros clientes de peso a exemplo da Mc Donalds; BRK Ambiental, maior concessionária de esgoto de país; Mansão Wildberger e Hospital Português, que depois de implantar o Aqua G, ganhou prêmios de sustentabilidade.