A Green Tech Innovation (GTI) tem se destacado entre as empresas que surgiram nos últimos anos para ajudar no uso consciente da água em hospitais, indústrias, shopping centers, hotéis, escolas e outros grandes consumidores. A startup baiana desenvolve e comercializa sistemas de gestão, medição e controle de água, gás e energia com soluções que trazem benefícios ambientais e para o bolso dos consumidores.
A história dos sócios da GTI aliada ao excelente negócio chamaram a atenção da Starp 6. O grupo é formado por seis executivos baianos, que investem em startups e emprestam um pouco da expertise como conselheiros, para ajudarem empresas a se desenvolverem e se expandirem.
Conversamos com os executivos da Starp 6 para sabermos como surgiu o interesse em investir na GTI, como vai funcionar essa parceria e quais as expectativas com o investimento.
Quais foram os pontos decisivos para fechar com a GTI ?
Starp 6 – A GTI é uma desenvolvedora de tecnologia com base sustentável muito sólida e isso atraiu nosso olhar. A Startup já nasceu com o compromisso com a sustentabilidade, fundada em base de ESG (Environmental, Social and Governance).
Com isso, destacamos três pontos decisivos para investir na GTI. O primeiro é que acreditamos nos empreendedores da startup e na história contada por eles. Isso foi fundamental para nosso envolvimento. O segundo ponto é que acreditamos no negócio. Temos afinidade, muitos de nós já trabalhamos em áreas similares ao longo de nossas carreiras e acreditamos que é promissor. E o terceiro fator, o negócio bate com as nossas teses de crescimento. A GTI é uma empresa operacional com forte crescimento e a gente acredita que nossa expertise pode contribuir para a aceleração desse processo.
A Starp 6 terá participação no conselho da GTI?
Starp 6 – A Starp 6 terá dois assentos no conselho da GTI. Dois de nós ajudaremos com nosso conhecimento, mas todos os executivos que fazem parte da Starp 6 contribuirão com suas expertises para o crescimento da Startup.
A GTI se destacou com seu centro de desenvolvimento para atender empresas de saneamento e as distribuidoras de gás do país. O foco da Starp 6 é expandir essa atuação?
Starp 6 – O foco do nosso investimento é que esse capital que nós vamos investir – isso faz parte de um acordo nosso com os fundadores da GTI – seja voltado para o crescimento e desenvolvimento, em expansão do negócio, que vai dar volume para a empresa no futuro.
Como a Starp 6 pode contribuir nesse processo?
Starp 6 – A contribuição da Starp 6 se dá de duas formas: com o capital – investimento que estamos fazendo após a negociação com a GTI. Existe um recurso financeiro que será aportado na empresa para que esse recurso seja utilizado na expansão e crescimento do negócio.
E a segunda forma é que alguns de nós sentaremos no conselho consultivo da GTI ajudando com nossa experiência. Temos no nosso grupo CFO, CEO, Vice-presidente de empresas de vários seguimentos. Escolhemos dois que têm mais afinidade com o tema ou negócio e colocamos à disposição da empresa para que possamos, via conselho, ajudá-los no seu desenvolvimento e crescimento.
Qual expectativa do grupo com a GTI ?
Starp 6 – Quando entramos num projeto de investimento, não temos nenhum interesse a curto prazo. Nesse primeiro momento, nosso objetivo é expansão do negócio, para podermos ganhar um volume para que no futuro a gente seja uma empresa que adquira outras, para retiramos os dividendos ou que em um eventual processo de liquidação, possamos realizar nosso investimento. Nosso compromisso é sempre de médio e longo prazos.
Por que a GTI atrai tanto o olhar de investidores?
Starp 6 – A GTI é uma empresa já operacional, com bases sólidas sustentáveis e com empreendedores extremamente engajados no negócio. E os investidores têm um olhar mais atencioso para empresas com essas características. Nesse mundo de investimento, muitas vezes o empreendedor é mais relevante que o empreendimento. No caso da GTI, ela tem uma bela junção: bons empreendedores com um bom negócio.