Todos os organismos vivos na Terra dependem da água para sustentar sua existência. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), uma em cada sete pessoas no mundo não tem acesso à água potável. Além disso, o crescimento da população global e a mudança nos padrões de consumo levam a uma maior demanda por recursos hídricos. Como resultado o consumo inteligente e consciente, assim como, a diminuição do desperdício são pautas cada vez mais recentes no cenário global.
Eventos globais como o Dia Mundial da Água e o The CEO Water Mandate são essenciais para aumentar a conscientização sobre essas questões. Conversando com a sociedade e também dialogando com o setor empresarial.
Ao destacar a escassez mundial de água, a comunidade internacional procura alcançar uma melhor compreensão das questões que envolvem este precioso recurso natural. Esta informação é crítica na elaboração de uma solução para o problema.
Segundo o estudo do Instituto Trata Brasil, feito a partir de dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2019, o Brasil desperdiça 39,2% de toda a água potável que é captada. Isso significa que a água não chega ao seu destino final. Essa quantidade desperdiçada seria suficiente para abastecer mais de 63 milhões de brasileiros em um ano.
Uma das soluções para a economia dos recursos hídricos, além das ações educativas, é o uso das novas tecnologias para gerir, reutilizar e otimizar o consumo desse recurso. O uso de tecnologia em gestão e controle dos recursos naturais muda o jogo para empresas dos diversos seguimentos, que podem ter mais tempo para se dedicar a atividade fim, bem como otimizar o lucro e gerar economia.
Atualmente, as preocupações de mercado, as exigências das autoridades reguladoras e a busca pelos novos negócios oferecem uma série de oportunidades.
Chegou a hora das empresas reverem sua estratégia de negócios e buscar por uma abordagem que enxergue os negócios pelos olhos da experiência oferecida, e essa abordagem também é elemento chave para a transformação digital no setor.
É mais inteligente se concentrar na atividade fim da sua empresa sendo competitivo e contratando empresas especializadas nessas soluções do que tentar “abraçar o mundo” aumentando custos operacionais e riscos ao seu negócio.
Um caminho para este consumo inteligente é o produto da Green Tech Innovation (GTI), o Aqua G. Focado na redução de custos e consumo da água no mercado empresarial, o sistema tem como finalidade gerenciar e monitorar a utilização dos recursos hídricos da estrutura através de tecnologia LOT.
A coleta e transmissão de dados em tempo real permite que o usuário análise picos de consumo de água na sua estrutura organizacional e a partir da análise dos números identifique o problema e encontre a solução.
O Aqua G já é uma solução validada pelo mercado e com resultados comprovados por clientes como, MC Donald’s, Colégio Villa Global, Hospital Português da Bahia, Shopping da Bahia, entre outros, gerando uma economia de mais R$7,3 milhões em 40 meses somente com o uso mais inteligente e sustável da água.